castelo de bran, romênia
Vlad Tepes. O monarca romeno que inspirou a criação do mito draculeano de Bran Stoker.
Em 1212, Cavaleiros Teutônicos construíram o castelo de Dietrichstein, na região de Ţara Bârsei, entrada estratégica de mercadorias (e invasores) na Transilvânia. Com o carinho característico da Invasão Mongol, tudo foi pro chão 30 anos depois. O atual castelo de Bran foi mencionado pela primeira vez no século XIV, historicamente, pelo rei Luis I da Hungria, habilitando os saxões a construírem a cidade de Kronstadt, no condado de Braşov.
A fortificação serviu (no clássico enredo do livro “Drácula“, de Bram Stocker) como residência fixa do Conde da Valáquia. Mas não é verdade não… A literatura que cerca o mito do vampiro romeno foi inspirada no fato que Vlad III, “O Empalador”, algumas vezes utilizou Bran com finalidades militares. Especula-se também que Vlad Tepes, famoso por empalar seus adversários com força (e de fazer banquetes no meio dos inimigos sangrando), tenha passado apenas alguns dias na masmorra do castelo enquanto os otomanos dominavam a Transilvânia. Enfim, a finalidade desse post é para preparar terreno para o meu ensaio fotográfico feito na Romênia.
Averiguei em 2013 esse papo todo pra sacar como o povo romeno discorre sobre o mítico Vlad Tepes – ele é tipo o Jesus Cristo da região. Vi pegadas de urso na Transilvânia, fiquei perdido numa trilha montanhosa, dormi numa fortaleza saxônica e peguei carona com um cara que parecia o Merlin, mas na verdade era um vendedor especializado em armas e combates medievais. Pensei que iria morrer, mas o fato é que fui ajudado pelo poder do Conde Drácula. Tudo isso com o tempero de um inverno de -20º em média, mas quando fiz as fotos do Castelo de Bran, tava -29º.
Amanhã mesmo solto o ensaio aqui e aí dá pra sentir o climão de lá – que aliás, me fez suportar um inverno com média de -20 graus. Quando fiz o ensaio, peguei -28. Apenas pra caras implacáveis 😉
Vale a pena dar uma fuçada no novo site do Castelo de Bran, layout foderoso, cheio de interações
Crédito da foto: http://pcwallart.com/